Total de Visitas

quinta-feira, 6 de março de 2014

RÉQUIEM A MIGUEL CHAVES





O nosso amigo Miguel Chaves, de Óbidos (PA), que faleceu em outubro do ano passado, deixou um pedido para seus amigos que seu corpo fosse cremado e que, durante o Carnapauxis, todos seus amigos, deveriam se reunir na Praça  do ‘O’ e sair em cortejo, levando suas cinzas até a Serra da Escama, onde deveria ser espalhada no pé da serra.
Para aqueles que não o conheceram o Miguel, pode parecer um pouco excêntrico, mas nosso amigo era um misto de boêmio, militante político e poeta. Mesmo com a dificuldade de logística, seus contemporâneos não mediram esforços para atender seu último pedido. Talvez esta tenha sido a forma de o nosso amigo, demonstrar seu amor por Óbidos, mesmo depois da morte.
Depois que encerramos as homenagens a Miguel, decidi então voltar à Praça do ‘O’, local onde se reunia a nossa turma de moleques composta por Miguel Chaves, Paulo Onofre (Calango), Eduardo, Otávio, Burucão, Botto, Tá Porre, Morceguinho, Aluisio e outros. Essa era a turma que todos os finais de tarde se reunia em frente à casa do seu Xarupi, para o bate bola. Isso acontecia em meados da década de sessenta. Meu Deus! Agora me dei conta de que, daqui a dois anos, vai fazer cinquenta anos que isto acontecia.
Entre uma cerveja e outra, olhando para a Serra da Escama, as lembranças de minha infância afloravam. Lembrei de amigos que há décadas não encontro, mas que nem o tempo e a distância foi suficiente para esquecê-los. Durante algumas horas, parece que fiquei um pouco fora de órbita, absorto às lembranças, sem menos perceber que as horas tinham se passado.
É chegada a hora de retornar a Manaus. Tive que sair do local às pressas para não perder o barco. À bordo, já instalado em uma rede, balbuciei esta frase: “Saí de Óbidos, mas Óbidos não saiu de mim”.
No próximo ano voltarei para o Carnapauxis. Desta vez vou levar toda a família, para que ela - como diz o poeta – conhecer “o meu pequenino Mirai”, nesse caso, a minha pequenina Óbidos. (Por: Paulo Onofre).    
     
                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário