Total de Visitas

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

"O ELEITOR JÁ SABE QUEM PRESTA E QUEM NÃO PRESTA"



Dando sequência à série de entrevistas com os candidatos majoritários que disputarão a Eleição 2014, com a palavra: o advogado e ex-deputado estadual ABEL ALVES. Foi anistiado – em Brasília, como Desembargador do AM, em 2002, e está candidato do partido PSOL, legenda 50.

*Por Vivi Cariolano

Candidato, em seu plano de governo existem 05 metas pré-estabelecidas, você pode comentar para o nosso leitor quais são essas metas?
Saúde em primeiro lugar, depois vem Educação, Desenvolvimento Regional – não é Infraestrutura, Segurança Pública e Meio Ambiente, focando vários setores: Água, Floresta, Biodiversidade. Delimitamos em 05 metas para que possamos cumpri-las em 04 anos não só aqui na capital como no interior. (Neste momento o candidato comenta que é filho de Tefé, aborda sobre suas passagens na vida política e passa a fazer uma análise histórica sobre o papel fundamental que tem o interior do Amazonas desde a construção do Teatro Amazonas, prédio do Tribunal, Palacetes e afins...).

A sua dedicação enquanto governador será mais voltada para o interior?
Não só voltada para o interior, nós vamos permear isso. Veja bem, Manaus tem o seu prefeito e tem verbas suficientes - ou não tão suficientes assim, mas o interior não tem nada. Os governadores que passaram pelo poder só prometeram asfalto, escola, água, implementos agrícolas e na época de eleição: rancho e cestas básicas. Não tem um projeto no Setor Primário que é onde nós temos a base.

Se elegendo governador os projetos para o interior envolverão mais o Setor Primário?
Dentro da nossa realidade vamos procurar projetos para este setor que crie renda e trabalho para as pessoas.
Você tem visitado os municípios do interior?
Eu conheço o Amazonas todo. Nesta campanha só visitei alguns lugares: em Tefé que foi onde lancei minha candidatura, Itacoatiara e em Rio Preto. Mas já temos uma agenda para visitar todos os municípios. (Candidato abre um parêntese para comentar a importância de cada município e suas respectivas festas anuais e quais projetos poderiam gerir para gerar uma renda e mais sustentabilidade para as pessoas).

Dentro do plano de governo PSOL qual seria a melhoria para a Educação?
Daremos uma atenção especial à Educação Infantil, pois teremos de resolver os problemas de creche. Esses candidatos dizem que vão construir 1mil creches, em toda eleição falam isso, mas não constroem nem a metade. O nosso partido não vai enganar o povo.

O que vocês pretendem fazer em relação às creches?
Vamos construí-las na medida do possível. E vamos investir nas escolas de tempo integral. Agora dizer que vou colocar uma escola em cada município é enganação

Não tem condições?
Em 04 anos eu acho que não tem, não tem condições. São mais de 60 municípios, nós vamos buscar meios para que o Ensino Fundamental tenha essas escolas de tempo integral. Vamos valorizar o professor, …

Vai aumentar o salário deles?
Vamos ver se tentamos cumprir o piso salarial do professor, pois isso não se cumpre. Todos os recursos do Estado eles serão locados para fazer funcionar o governo – que até hoje não funciona, não vamos construir nada de faraônico, temos que melhorar a condição de vida do povo. Nós vamos procurar investir no homem, no cidadão.

E em relação à Segurança Pública, candidato?
Tudo que for bom para o Estado nós vamos continuar, o Ronda continua. Não temos interesse nenhum em descobrir a roda. O projeto que estiver dando certo nós iremos continuar. Queremos trabalhar e fazer este governo funcionar. Vou lhe dar um exemplo, com a venda da Cosama o maior prejudicado foi o interior. As prefeituras do interior não tiveram condições de oferecer um serviço de água com boa qualidade. Os municípios estão todos falidos, pois a grande maioria dos prefeitos são uns corruptos. E se você me perguntar um nome de um prefeito que seja padrão não tem. Eles gastam muito e são financiados para se eleger. Depois vão precisar repor esse dinheiro.

Sua candidatura está sendo financiada por quem?
Por ninguém.

Ninguém?
Ela será financiada pelos meus amigos, pela minha família – tenho um irmão que tem algumas posses, e estamos fazendo coletas com os companheiros para que tenhamos alguma coisa de real e positivo. Não temos condições de contratar nenhum estúdio, mas nossa equipe é formada por amigos jornalistas, produtores de emissoras de televisão, uma equipe enxuta onde todos se ajudam. Teremos um bom programa.

Em quanto tempo de TV vocês vão expor as propostas?
Teremos 1 minuto e 1 segundo.   

Vai dar para mostrar o que vocês pretendem?
Eu não tenho que justificar nada, nós não temos o que justificar, nós temos que mostrar.

O tom da campanha do PSOL será para mostrar as propostas?
Sim, nossas propostas. Na Saúde isso e aquilo, na Educação isso e aquilo, não temos que justificar nossa campanha para ninguém como muitos vão fazer porque serão questionados. Não vamos agredir ninguém, nem vamos questionar ninguém. Até porque as pessoas já sabem quem presta e quem não presta. Existe uma Lei de Ficha Limpa, não é? Quem quiser saber se um candidato presta ou não presta corre lá. E todo mundo já sabe quem é quem é, pois estão há 32 anos no poder. Não se renovaram. E eu não vou renovar também, sabe por quê? Renovação é meia-sola. Nós vamos inovar na política.

E os projetos para a Saúde?
Saúde é vida. No interior a Saúde está caótica, não se pode deixar para amanhã, pois a pessoa morre. Tem médico no interior que não tem CRM e receita com CPF. Nós queremos, por exemplo, no Rio Solimões – nessa calha nós temos Tabatinga, Benjamin Constant, em baixo vem Tefé, Coari, vai no Purus tem Lábrea, no Madeira tem Humaitá, no Rio Negro se tem São Gabriel da Cachoeira, aproveitar o que a UEA fez. Colocando hospitais de referência para absorver as pessoas. Não será necessário o doente de Canutama, Tapauá vir para Manaus porque se em Lábrea tiver um bom hospital, por exemplo, vai suprir uma grande necessidade.

Daria para construir um hospital em cada um desses municípios mais importantes?
Acho que dá, pelo menos nesses grandes municípios, você faz pela calha do rio. (Candidato faz uma explanação sobre a construção de hospitais nessas calhas, aborda os valores das passagens no interior para Manaus, algumas custam entre 1mil a 1mil e 200 reais e se pergunta como é que o povo do interior pode ter saúde ou educação. E enfatiza que vai fazer funcionar o Estado fiscalizando o interior na questão do dinheiro público).

O governo PSOL vai funcionar com as pastas ou vocês terão conselhos?
Nada de conselho, tem até uma piada que diz que se conselho fosse bom não seria dado, seria vendido.
Kkkkkkkk. Hauahuahaauah não é verdade? Veja bem, o que acontece é que mudam os secretários e nada muda, continua tudo igual. Tem gente que é do tempo do Gilberto Mestrinho. Eles não têm a coragem de dar a conta do comissionado, eu vou dá a conta.

É de todos?
De todos, não. Os que tiverem 10, 15 anos vou ter de dar a conta.

O Robério fica no seu governo?
Esse já foi há muito tempo. Não continua de jeito nenhum, mas não é por causa dele, não. É um rapaz culto, inteligente. Nossa questão é inovação. Nossa cultura precisa ser levada para o povo.
Trazer um pouco da cultura dos municípios para a capital?
Pois é, veja bem, ....( agora o candidato – por ser filho de Tefé, passa a nos falar sobre a ciranda, dança do Cacetinho, Pastorinhas – danças essas que foram “tiradas”de Tefé e até comenta que sua cidade foi há muito tempo um grande celeiro de seminário de lá seguiam para se ordenar em Portugal, em sua gestão vai priorizar o resgate da cultura de cada município)...

A Ópera continua?
Acredito que sim. Tem gente que tem bom gosto. Deve continuar. Quando trabalhei no governo de Miguel Arrais – em Pernambuco, tínhamos todo um cuidado para resgatar a cultura, vou colocar em prática o que já sei empiricamente.

Já tem nomes para as pastas?
Não, ainda não. Nosso partido é muito pequeno com propostas grandes e inovadoras, o que deu certo vamos continuar, o que não deu vamos cortar. Mexeremos no governo, daremos uma mexida.

Em relação à Internet o que vocês farão para melhorar?
Não vamos dar jeito, vamos procurar resolver. Vamos somar esforços, vamos fazer pressão para que as coisas aconteçam.

Você faz parte do projeto inicial do partido?
Não. Precisamos ser muito claros, a minha escolha foi um pouco polêmica.

Não era o senhor?
Não, nosso candidato era o Alcebíades – por sinal um grande candidato, só que ele se submeteu a uma cirurgia ocular e não foi tão bem assim. Eu talvez não ganhasse dele na escolha para majoritário, até porque ele já havia se lançado há mais tempo dentro do partido, já vinha trabalhando, mas por causa desse problema ele não pôde. E devido à saúde dele o partido reforçou a escolha pelo meu nome, mas ainda assim não existe unanimidade num partido de esquerda. Eu tenho um grande respeito pelo professor Alcebíades. Eu represento uma ala dentro do partido, digamos assim.

Qual é a ideologia do partido?
Socialismo e liberdade.

Qual sua mensagem ao nosso leitor para o dia 05 de outubro?
Eu não vou pedir voto aqui,...

Mas o senhor pode pedir, nesse espaço pode!!
Eu já tenho a consciência que você vai votar em mim.

Sério???
Mas eu vou pedir votos dos outros.

Peça
Caro leitor, se você está satisfeito com essa saúde que não existe, com a educação que não existe, com a criminalidade campeando,…

Campeando?
Sim, campeando. Se está satisfeito com a segurança capenga, se você está satisfeito com isso vote nesse pessoal que já está há 32 anos. Agora se não concorda com nada disso, vote no 50 que é inovação. Esse é meu recado, não estando satisfeito vote no 50.

Você acha que as manifestações do ano passado vão refletir nas urnas este ano?
Vão refletir e muito. Se você fizer uma análise, e você é perceptiva tenho certeza disso – as mulheres são perceptivas, você vai ver que a campanha está morna, ninguém vê manifestação, isso é muito bom para quem quer inovar, para quem quer mudar isso. Essa é a chance, legenda 50.

E para encerrar nossa entrevista, por que você merece o meu voto?
Eu olhei bem nos seus olhos e você arregalou quando eu disse que o seu voto era meu.

Por causa disso?
Sim.

Por que arregalei meus olhos?
Sim, por causa disso, você estava confirmando.

Obrigada, candidato, boa sorte na campanha.
Dê um abraço no Raimundo Holanda.
Pode deixar. ;**
www.facebook.com/vivicariolano | Infos (92) 9446-2672 | vivicariolano@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário