Total de Visitas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

HOMENAGEM AO MEU AMIGO NESTOR NASCIMENTO.




No próximo dia 20 de novembro, será comemorado em Manaus o “Dia da Consciência Negra”, feriado municipal. Nada mais justo do que homenagear o saudoso Nestor Nascimento, considerado o maior líder negro da história do Amazonas, com uma marcante defesa dos direitos civis.
Hoje pela manhã acordei, e comecei a fazer limpeza, em uma caixa onde guardo alguns livros e anotações, que em meu entendimento são importantes. Encontrei entre os papeis, a programação de um Seminário que foi realizado no auditório da OAB nos dias 10 e 11 dezembros de 2002, onde foram debatidos vários temas entre eles a discriminação racial.
Lembrei-me de todas as dificuldades, para a realização daquele evento, pois eu e Nestor Nascimento éramos os coordenadores e fiz uma viagem no tempo.
Dia 20 de Novembro será Comemorado o "Dia da Consciência Negra", portando feriado, se Nestor estivesse entre nós, estaria com certeza, articulando debates encontros, onde seria discutida a situação do negro na sociedade. E o evento seria encerrado com a apresentação de um grupo de Capoeira.
No Amazonas, apenas 151 mil negros se identificam como negros.
Para os mais jovens, que não conheceram Nestor Nascimento, sintetizo a biografia de nosso irmão negro, Nestor Nascimento de nasceu em 1947 e faleceu em 2003.
Líder negro brasileiro. Nasceu em Manaus, AM, em 11 de dezembro de 1947. Sua família residia no bairro da Praça 14, local onde moravam várias famílias negras, descendentes principalmente de maranhenses. Formou-se no Curso de Direito da Universidade do Amazonas (atual UFAM), sendo um dos fundadores de seu centro acadêmico. Em 1968 foi feito segurança do Ministro Lira Tavares, do governo Costa e Silva. De 1972 a 1975, atuou como repórter e jornalista do jornal "A Notícia", de Manaus; no mesmo período trabalhou num cursinho preparatório, após o que passou a exercer vários cargos públicos, entre estes os de Presidente do Conselho Estadual de Cultura (1992/1994). Fundou o Movimento Alma Negra - MOAN, a primeira organização voltada às causas negras no Amazonas. Em 1977, fez viagem aos EUA a convite do governo estadunidense por sua atuação na defesa dos direitos humanos. Vitimado por um acidente vascular cerebral em seus últimos anos de vida, faleceu em Manaus, em 31 de maio de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário