Total de Visitas

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

PRESOS POR ENGANO PELO REGIME MILITAR



Ditadura militar no Brasil

Viajei no navio do Snapp Jaime Moss, que chegou a Belém numa sexta feira de um mês incerto e não sabido, de 1965, nessa eu época era funcionário da usina de energia elétrica de Óbidos. O objetivo da minha viagem a capital era comprar peças de reposição para o velho motor da usina geradora de energia em Óbidos.
Ao chegar na capital do Pará, fui para a residência da Dona Maricota, obidense, casada com seu Oscar, que durante muitos anos trabalhou em Óbidos como barbeiro.
Na segunda feira, acordei cedo e ouvi uma voz gritando: “Laércio, o café está na mesa”! Uma vez já instalado decidi fazer uma pesquisa de preços das peças. Segui então para a loja. No trajeto da avenida Presidente Vargas, encontrei com o Zezinho Andrade, que - para os obidenses que não lembram - era o dono do Bar Andrade. Conversamos sobre o assunto do momento, que era o recém Golpe Militar.
Foi quando Zezinho disse: “Laércio vamos fazer uma visita a Dona Noca, esposa do Dr. Alárico Barata, aproveitamos para tomar um café e conversar com Ruy Barata”, contemporâneo de ambos na juventude em Óbidos.  
Ao chegarem na residência dos Barata, os visitantes foram recebidos com alegria, pelo Dr. Alarico, que de pronto mandou servir um café e começou a indagar dos visitantes notícias de seus amigos que moravam na cidade presépio.  
Por volta de 11:00h da manhã, a conversa foi interrompida pelo som da campainha, a porta em seguida foi aberta pela empregada, foi quando adentrou no apartamento o tenente Alacid Nunes, acompanhado por uma patrulha que deu voz de prisão ao Rui Barata, como também a Laércio e ao Zezinho.
Após a prisão Zezinho Andrade e Rui Barata, foram encaminhados ao 26º B.C., enquanto Laércio foi encaminhado para a 4ª Guarnição de Segurança, que na época funcionava nas dependências do Forte Castelo, em Frente a Igreja da Sé, em Belém. Laercio, a partir do momento em que chegou no local, passou a ser torturado, era espancado com cassetete nas pernas, braços e palma do pé. Apesar de reiteradas vezes o torturado dizia, em alto e bom tom, que não era comunista, mas a pergunta que era sempre feita: “então, o que você estava fazendo na casa do comunista Rui Barata, seu comunista de merda?”
As torturas eram feitas por um cabo do exército conhecido pelo codinome de “Peixe Agulha” que ficou responsável pelo detento, este para satisfazer sua sanha e sadismo divertia-se torturando o quase comunista Laércio.
Após 15 dias de tortura a pão e água, o detento recebeu uma visita do advogado Ferro Costa que conseguiu relaxar sua prisão.
Enquanto isso, Zezinho Andrade, continuou preso por mais alguns dias, até que foi libertado graças a intervenção do Dr. Ferro Costa.
Por: Laércio
.........................................................................................................
Segundo o relato de Laércio, durante a prisão de Ruy Barata, o que deixou indignado o Alacid, foi que ao interpelar Ruy, perguntando se este era comunista, este respondia afirmativamente, e que estava sendo preso por um ideal.
Após serem libertados Laércio e Zezinho, fizeram um pacto de jamais comentarem o assunto, quando chegassem a Óbidos, pois tinham medo de represarias.
Esta história também me foi contada por meu pai, “o Calango”, em 1980. Para aqueles obidenses mais jovens, meu pai foi funcionários do Correio, em Óbidos na década de 50 e 60.
Em 2011, fui passar o carnaval em Óbidos, durante o Carnapauxis, encontrei o Laércio, ficamos horas conversando, pois, ele foi amigo de infância de meu pai. Lembrei da história e pedi que me contasse verdadeiramente o que aconteceu, daí este relato que faço, para inclusive ficar registrado na história a saga dos nossos conterrâneos. (Por: Paulo Onofre).

O JARAQUI VOLTA NO RITMO DO CARNAVAL DA DEMOCRACIA




O esquenta do Jaraqui tem como combustível a paixão desenfreada por Manaus, monitorando as políticas públicas no sentido de influir nas determinações de governo, sendo favoráveis as condições materiais que possibilitem viver dignamente com segurança e respeito em nosso Amazonas.
O projeto Jaraqui vai apresentar, no dia 22 de fevereiro, somente as tradicionais marchinhas do carnaval brasileiro que fizeram sucesso ao longo de 5 décadas de história. A ideia da organização é de trazer à Praça da Polícia as famílias para brincar e escutar as músicas do tempo em que se realizavam os carnavais tradicionais dos anos 50. Por outro lado, os participantes serão orientados a não pisar na grama e nem jogar lixo no local do evento, preservando o patrimônio público e respeitando as questões do meio ambiente.
O que era bom ficou mais gostoso e a Comuna Jaraqui volta à praça no ritmo do Carnaval da Democracia, participando do cordão do Jangadeiro, sob a batuta do maestro Mário Lino e os “Amigos do Som”. E assim, dando por vencida as forças contrárias, o Jaraqui retoma ao trabalho na Praça Heliodoro Balbi, na República Livre do Pina, no sábado, dia 22 de fevereiro, das 10 às 12h, fazendo um tributo ao carnaval de rua de Manaus.
Nesta época, no reino de Momo, a irreverência impera, fazendo abacaxi virá uva e o Jaraqui virá Candiru pra ferrar com os larápios do povo, em defesa da economia e do patrimônio público. É o Carnaval da Democracia cantando o ostracismo dos corruptos e cadeia para os mensaleiros. Gente olha o Jaraqui aí/ com muito samba no pé/fazendo o que pode/ Prá ver os corruptos fora daqui...
Fora os arrivistas e seus comparsas que na dança das cadeiras transformaram as eleições em jogatina, pegando só filé e deixando a ossada pra gente. Chega de armação, o Jaraqui é a tribuna popular que não se cala e como bússola busca nas redes sociais orientar os militantes pela limpeza na política, criminalizando os partidos e seus dirigentes.
Para 2014, a Comuna Jaraqui quer fortalecer as parcerias e ampliar força com os movimentos de luta pela resistência, lutando por moradia digna, pela qualidade das políticas públicas, mais cultura, educação e ciência. A grita é geral, no bloco da alegria, cantando a liberdade contra os picaretas que transformaram o governo em extensão se suas alcovas.
O esquenta do Jaraqui tem como combustível a paixão desenfreada por Manaus, monitorando as políticas públicas no sentido de influir nas determinações de governo, sendo favoráveis as condições materiais que possibilitem viver dignamente com segurança e respeito em nosso Amazonas.  
Nesta marcha homens e mulheres de bem se juntam a Comuna Jaraqui formando um bloco em defesa da Ética, fazendo valer o respeito, a transparência e a moralidade na política. Se assim for sintam-se convidados a participarem do Carnaval da Democracia, com o retorno do Jaraqui, no sábado, dia 22 de fevereiro, das 10 às 12, na República do Pina, na Praça da Polícia, no Centro Histórico de Manaus, recordando o passado para as conquistas do presente.