Total de Visitas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

AONDE ELE QUER CHEGAR




O céu como limite: O Amazonino não tem muita razão ao criticar nossa atual representação


É isso mesmo, aonde o ex-prefeito, ex-governador e ex-senador Amazonino quer chegar? Presente em uma homenagem no CRM deitou ‘falação’ e botou ‘os cachorros’ contra nossa atual representação no Senado da República. Aliás, com razão, pois a Casa de Rui Barbosa, como todos a chamam ditas excelências, não só no nível de Estado – para seus consolos -, mas também a nível nacional está com sub-representação.
Mestres na politicagem e secundaristas no conteúdo. Um ou outro dignifica aquela Casa, ao contrário do passado que as exceções eram contrárias, negativa, com grandes juristas, oradores, políticos respeitados e cito Álvaro Maia, José Lindoso, Arthur Virgílio Filho, Raimundo Parente, Jeferson Peres, etc. honrando nosso Estado. Mas o Amazonino não tem muita razão ao criticar nossa atual representação, pois alguns são da sua escola, grupo e foi quem começou – se não me engano – a colocar no senado para nos representar gente de outro Estado e não morador do Amazonas, no caso, o Gilberto Miranda, bem presente na mídia nacional e policial com seus negócios.
E mais, estamos ameaçados de mais um caso se o senador Braga se eleger governador. É isso que a nossa elite política deseja para o Amazonas. Está na hora de mudar. (Por: Abel Alves).

JOAQUIM BARBOSA SE APOSENTA NO PRÓXIMO MÊS, DIZ PRESIDENTE DO SENADO



Joaquim Barbosa, atual presidente do STF
 Fernanda Calgaro - Do UOL, em Brasília
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, 59, irá se aposentar no próximo mês, após 11 anos na Corte, segundo anunciou manhã desta quinta-feira (29) o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Barbosa se reuniu com Renan no Senado para fazer o comunicado e se despedir.
Segundo Renan, Barbosa vai deixar o STF para cuidar da saúde e também alegou cansaço.
"Motivo [da reunião foi] surpreendente e triste: o ministro veio se despedir. Ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal. Falou que vai se aposentar agora, no próximo mês", disse Renan. "Foi uma conversa surpreendente e nós sentimos muito porque ele é uma das melhores referências do Brasil", acrescentou.
Mais cedo, Barbosa havia se encontrado com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, mas o teor da conversa não foi divulgado. Ele agora deve se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
A assessoria de imprensa do STF afirmou não ter sido informada da decisão de Barbosa. O mandato do magistrado na presidência do Supremo se encerraria em novembro próximo. Depois que Barbosa se aposentar, quem assumirá a presidência do tribunal será o ministro Ricardo Lewandowski, atual vice-presidente do STF.
 A tradição da Corte estabelece uma rotatividade na presidência baseada no tempo que cada ministro está no tribunal. Com a ascensão de Lewandowski, a ministra Cármen Lúcia passa a ser a vice.
Mesmo com a aposentadoria, Barbosa não poderá concorrer a algum cargo nas próximas eleições, já que o prazo para que ele deixasse a Corte para se candidatar se encerrou em 5 de abril.
Em fevereiro de este ano, Barbosa divulgou uma nota para negar que se candidataria nas eleições. No texto, o ministro manifestou desejo de se aposentar antes de completar 70 anos, idade em que a aposentadoria torna-se compulsória.
À frente da presidência da Suprema Corte desde novembro de 2012, Barbosa, primeiro negro a ocupar o cargo de ministro do STF, chegou ao tribunal em 2003, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A posse dele como presidente coincidiu com o momento em que o ministro está em evidência na mídia por conta do julgamento do mensalão, do qual é relator.
O julgamento, que resultou na condenação de figurões petistas, elevou Barbosa à categoria de celebridade nacional a ponto de haver uma campanha nas redes sociais para que saísse candidato à Presidência da República em 2014.
Adorado por alguns como exemplo ético e de alguém que subiu na vida, Barbosa, mineiro de Paracatu, filho de um pedreiro e de uma dona de casa, foi o 55º presidente do Supremo.
Ao longo de sua trajetória na Corte, Barbosa foi atormentado por um dor crônica nos quadris que o atrapalhava durante as sessões. O ministro com frequência participa de sessões em pé, apoiado em uma cadeira. Barbosa também costumava revezar o tipo de cadeira para tentar aliviar as dores.
Biografia
Barbosa estudou direito na UnB (Universidade de Brasília) e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Paris. É professor licenciado da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É fluente em francês, alemão, inglês e italiano.
Antes do STF, integrou o Ministério Público Federal por 19 anos (1984-2003). Ocupou ainda diversos cargos no serviço público: foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (1985-88), advogado do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) (1979-84), oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinque, Finlândia.