Total de Visitas

quinta-feira, 3 de julho de 2014

ABEL GOVERNADOR: ‘O AMAZONAS SOBERANO COM O POVO NO COMANDO”




Por: Paulo Onofre
A foto que ilustra essa matéria é histórica e foi produzida no último dia 2 de julho, na Praça Heliodoro Balbi (a Praça da Polícia), um local que representa o simbolismo da nossa luta psolista. Foi lá que surgiu o nome do Abel Alves como pré candidato ao governo do estado do Amazonas, pelo Psol.
Era o último dia do ano de 2013, mas para Abel seria o primeiro dia como debutante ao governo. O relógio marcava 10 horas de uma manhã de sábado. Foi nessa praça cultural que eu e o a amigo jaraquiano J. Alves, depois de fazermos uma enquete com frequentadores da Republica Livre do Pina, para escolher um pré candidato ao governo do estado, o que até então era somente uma ideia embrionária, começava a criar corpo. Daí surgiu o nome de Abel Alves, escolhido por unanimidade como pré candidato ao governo do Estado.
Neste local (Praça da Policia), durante os anos de chumbo grosso, foi palco de muitas manifestações públicas. Hoje na Republica Livre do  Pina,  acontece todos os  sábados o Projeto Jaraqui, onde acontece debates acirrados sobre vários temas  polêmicos da política local e nacional.
Agora, viria em nosso entendimento a parte mais complicada, que seria de comunicar ao Abel Alves o resultado da enquete da qual participaram todos os  frequentadores da Republica Livre do  Pina, juntamente com os membros do Projeto Jaraqui, e avisar que  seu nome tinha sido escolhido, por unanimidade para ser candidato ao governo do Estado.
Então, somente  por volta de 12 horas, nosso  companheiro chegou a Republica Livre do Pina, confiamos a missão a J. Alves, informar a Abel Alves o resultado da enquete e tentar persuadi-lo a aceitar o desafio.  Nosso companheiro Abel, sorriu e disse, que tinha outros projetos, mas, que não descartava a possibilidade de enfrentar este novo desafio.
Pediu um tempo, para consultar seus amigos psolistas, familiares e acrescentou precisava conversar com os correligionários de Tefé e da região do Solimões, para saber a opinião deles.
Semanas depois Abel, retornou da viagem e chegando a Manaus, voltou a se reunir com um grupo de amigos e psolistas, para comunicar que o desafio foi aceito. E hoje o PSOL, se orgulha de ter este grande companheiro, como candidato ao Governo do Estado, que com certeza fará uma Campanha Eleitoral que ficará marcada na  história de nossa agremiação partidária.
Nosso slogan  é ‘O AMAZONAS SOBERANO COM O POVO NO COMANDO”.

JB PERDEU, MAS PODEM ESTAR CHORANDO POR ELE !...




OK. Joaquim Barbosa perdeu, pediu para sair. E o fez, presidindo a Suprema Corte, 11 anos antes de sua aposentadoria. É um fato inédito. A primeira lição, mais visível e incontestável; não se enfrenta impunemente a mão pesada do Estado, ainda mais sem pertencer geneticamente à elite branca!
Ontem, com certeza, foi um dia de alegria a todos àqueles que viram em JB a personificação da ingratidão, da ousadia, do mal. E da falta de respeito às tradições históricas de um país que há mais de 500 anos aplica a Justiça apenas para os excluídos, os descamisados.
Punir colarinho branco é muita cara-de-pau, ainda mais quando se hospeda nas suítes generosas do Poder. E, no entanto, fica uma segunda lição. Existem vitórias que geram derrotas, e o seu contrário também acontece. O Brasil, com todos os partidos, sem exceção, mergulhados em malfeitorias, está carente de símbolos.
E JB, gostemos ou não, transformou-se num símbolo. Este símbolo foi construído, a partir de 2005, quando sorteado como relator do mensalão, sentando na boca do furacão. Em 2012 ele próprio virou o furacão, ao condenar a cúpula do Governo Lula, mandando para a cadeia as principais lideranças do PT.
O futuro deste símbolo, a Deus pertence, e talvez os dois, ele e o Criador, nem mesmo saibam. Morto ele não está, podem matá-lo, e não poucos o desejam, conforme já foi veiculado.
Num país que se derrama em lágrimas até em partida de futebol, é possível que alguém esteja chorando pela derrota de JB. O perigo é que esse choro se multiplique, se cristalize, e se transforme num símbolo de resistência, num país que já não aguenta mais tanta corrupção impune.
JB produziu um novo paradigma; mesmo com colarinho branco, ao se envolver em malfeitorias, há o risco de se ir para a cadeia. Parece pouco, mas é novidade em 514 anos de história.

FISCAIS PROÍBEM VENDA DE CERVEJA EM GARRAFA NO BAR DO ARMANDO



 A blitz teve caráter educativo. Nenhum estabelecimento foi autuado ou fechado (Foto:Karla Vieira/Semcom)

MANAUS – Uma força-tarefa que está realizando fiscalizações em bares e restaurantes do Centro Histórico de Manaus recomentou ao Bar do Armando, localizado em frente a Praça de São Sebastião, que suspenda a venda de cerveja em garrafas. A proprietária do bar foi alertada quanto ao risco da venda da bebida em garrafas e do uso de copos de vidro. Quando o bar está lotado, as pessoas compram a cerveja no balcão e saem com as garrafas e os copos de vidro para a rua.
A fiscalização foi feita por órgãos municipais e estaduais, na noite desta quarta-feira (02/07), comandada pela Secretaria Executiva de Grandes Eventos (Seasge) e envolveu órgãos da vigilância sanitária (Visa Manaus), as secretarias municipais de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) e Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), além do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Casa Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
“A nossa intenção hoje é dar aos clientes uma segurança maior, tanto dos alimentos quanto na parte de bebidas. Queremos coibir, também, a venda de bebidas em garrafas de vidro ou copos de vidro. Nós temos o dever de dar às pessoas uma segurança maior de diversão”, afirmou Georgia Seki, assessora do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
Em outro local visitado – uma pizzaria –, faltava o Alvará de Funcionamento, o Habite-se e a Licença Sanitária. O proprietário foi orientado sobre os procedimentos de regularização.
A blitz teve caráter educativo. Nenhum estabelecimento foi autuado ou fechado. Para garantir o cumprimento das orientações, novas fiscalizações serão realizadas na área.