Total de Visitas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

GLOBO DESPOLITIZA AS MARCHINHAS DE CARNAVAL





CONTRÁRIO A TUDO ISTO ESTÁ ÀS BANDAS DE RUA QUE NÃO SE SUBMETERAM AO ORDENAMENTO DO PODER DE ESTADO COMO O JARAQUI E A BANDA DA BICA, ENTRE OUTRAS. SÁBADO (31) DE JANEIRO, A PARTIR DAS 10 HORAS, O JARAQUI FAZ O SEU CARNAVAL COM HUMOR E ALEGRIA, ESCRACHANDO COM OS CORRUPTOS E SEUS COMPARSAS ANIMADO PELAS MARCHINHAS POLÍTICAMENTE INCORRETAS.
O carnaval por natureza é uma festa escrachada, cheia de humor e gozação contra a ordem instituída e seus agentes. No Brasil, este movimento de rua foi invadindo os salões embalados pelas marchinhas, debochando dessa gente façanhuda do colarinho branco, que dá pinta de honesto, mas é tamanho malandrão que mete a mão no dinheiro público como mensalão do Lula-lá com petrolão Dilma cá. Toda esta catarse foi passada a limpo pela Globo, que organizou um concurso nacional de marchinhas carnavalescas, em parceria com a Fundição Progresso, não permitindo em seu Estatuto, segundo o compositor amazonense Leo Santos, qualquer manifestação de humor relativo à política e aos seus atores.
A política editorial da Globo é similar aos tempos da Ditadura, que não podendo conter as manifestações populares resolveu militarizar o carnaval criando o desfile das Escolas de Samba num determinado espaço, tempo e cadência, acelerando o samba e criando os enredos apologéticos, justificando desta feita, o que se chamou de “samba do crioulo doido.”
Não bastasse, o que a Globo faz, o Poder de Estado resolveu também legalizar os blocos de rua, criando concurso e obrigando estes blocos a se submeterem as regras do regulamento imposto se quiserem concorrer aos prêmios, matando assim, o humor e a criatividade popular. Contrário a tudo isto está às bandas de rua que não se submeteram ao ordenamento do Poder de Estado, reafirmando sua autonomia na escolha dos temas e nas caricaturas humoradas dos políticos corruptos e malfeitores das coisa pública é o caso da Banda da Bica e da Banda do Jaraqui, entre outras.
A Banda do Jaraqui como uma das manifestações do Projeto Jaraqui (PJ), vem arrastando seus militantes para o Carnaval de Rua, no dia 31 (sábado) de janeiro a partir das 10 horas da matina, no centro histórico de Manaus, na Praça da Polícia. O PJ promoveu um Festival de Marchinhas com humor e sarcasmo gozando a cara dos corruptos e falastrões que além de assaltar o povo posam de honestos e como salvador da pátria faz promessas e só promessa. As marchinhas do Jaraqui cantam a derrota dos prepotentes e de seus comparsas, que além de reprovados nas urnas pelo povo do Amazonas, foram exilados para o Balatal ou pegaram o beco rumo a Brasília para participarem do banquete do mensalão e surfarem ainda mais na prospecção da corrupção da Petrobras. Viva o carnaval de rua com marchinhas escrachadas, longe muito longe, dos freios e mandamentos dos cartolas do Poder. Viva o Carnal de Rua e a sua força popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário