Total de Visitas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

PASSAGEM DE NIVEL NA BOLA DO ELDORADO: A SOLUÇÃO PARA O ENGARRAFAMENTO NA ANTIGA RECIFE




Rotatória da Bola do Eldorado com grandes engarrafamentos de trânsito


                      Projeto do vereador Mário Frota indica uma passagem de nível no local

Há quase dez anos, diariamente escuto o vereador Mário Frota vaticinar que a única solução para o engarrafamento quilométrico, que acontece diariamente na antiga Avenida Mário Ypiranga Monteiro (a antiga Recife), no trecho compreendido entre o Conjunto Eldorado e a Estação Rodoviária de Manaus, seria a construção de uma passagem de nível na rotatória da Bola do Eldorado.
Durante a administração do prefeito Amazonino Mendes, o vereador Mário Frota apresentou um projeto, em forma de indicação, para a construção dessa passagem de nível, entretanto, teve como resposta “que o problema seria resolvido com a implantação do sistema binário”, tornando a Avenida Mário Ypiranga Monteiro e a Avenida Umberto Calderado Filho (a antiga Paraíba), em mão única, em sentidos contrários, mas esse projeto nunca saiu do campo das ideias. O mesmo projeto foi agora reapresentado do prefeito Arthur Neto.
Enquanto isso os anos se passaram, a quantidade de veículos em Manaus quase duplicou e nenhuma providência foi tomada para a construção da obra. Diariamente motoristas convivem com engarrafamentos de proporções gigantescas em que, muitas vezes, chega às proximidades da antiga fabrica da Phillips.
Para os motoristas resta somente ter paciência. Se perguntarem a eles, qual a solução para o problema, por certo a resposta seria a construção dessa passagem de nível na Bola do Eldorado. Parece que somente os engenheiros de trânsito de Manaus ainda não descobriram esta solução. 
Vereador Mário Frota, essa bandeira de luta é sua, siga em frente. O senhor tem o apoio da população. Vá ao prefeito de Manaus e cobre a construção da passagem de nível, que por certo resolverá o problema de engarrafamento naquele local.
Prefeito Arthur Neto, o senhor ainda tem 18 meses de mandato, e tempo suficiente para construir essa obra tão importante para o povo manauara. Agora, não diga ao povo que não pode construir, “porque a prefeitura não tem dinheiro”, porque isso, vai me fazer lembrar o líder Leonel Brizola, que dizia: “quando a causa é boa os recursos aparecem”. (Por: Paulo Onofre).



VEJA A MATÉRIA VEICULADA NO SITE DA CÂMARA:



MÁRIO FROTA SOLICITA PASSAGEM DE NÍVEL NA BOLA DO ELDORADO
22/05/2013 11:00h
O líder do PSDB na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Mário Frota, durante pronunciamento no Pequeno Expediente, na manhã desta quarta-feira (22), solicitou ao prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) a construção de passagem de nível na Bola do bairro Eldorado (zona Sul), que interliga a Avenida Mário Ipiranga Monteiro, antiga Recife – e o bairro Parque Dez de Novembro (também na zona Sul), para melhorar o tráfego naquela área.
O parlamentar disse que devido ao retorno que os motoristas precisam fazer na bola há uma dificuldade no trânsito e no tráfego de pedestres. “Isso deixa o trânsito ainda mais lento por conta dos veículos que vêm do Parque Dez e Eldorado e isso se agrava nos horários de pico. É preciso urgentemente a construção de passagem de nível naquele local. O transito é tão lento que o engarrafamento chega até a Avenida Torquato Tapajós, em frente a Philips”, ressaltou Mário Frota.
O vereador sugeriu ainda à Superintendência Municipal de Transportes Urbano (SMTU) a realização de um estudo para averiguar a possibilidade da construção da via.
Mário Frota destacou ainda, a quantidade de carros que chegam todos os meses em Manaus. “São mais de 3 mil veículos que desembarcam em Manaus e nenhuma via está sendo construída. Há mais de 35 anos a cidade não constrói uma via que ligue os bairros ao Centro e o Centro aos bairros”, lembrou.
Segundo ele, a última via construída foi a Avenida Eduardo Ribeiro, na gestão do prefeito Jorge Teixeira”, destacou Mário Frota, acrescentando que é preciso ajudar o trânsito de Manaus, indicando alternativas ao novo gestor municipal.
Fonte: