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sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ANÁLISE DO DESEMPENHO DO AMAZONAS NO ENEM





Castro: “É importante para os pais que na hora de escolher uma escola de ensino médio para seus filhos levem em consideração o desempenho da escola”.
De maneira geral o Amazonas tem motivos para se preocupar, tanto na rede estadual quanto na rede privada e, principalmente, na rede federal. Apesar de alguns avanços o quadro geral causa muita preocupação. 
 Esta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou o resultado do ENEM por escola, rapidamente vários veículos de comunicação correrão para fazer análises do resultado, é fato que algumas delas extremamente equivocadas feitas às pressas sem nenhum rigor um pouco mais técnico, contudo, a celeridade que a internet pede muitas vezes não combina com o tempo necessário para uma análise mais apurada.
O maior equivoco neste caso é o “Ranking” indiscriminado baseando-se somente na média da escola. Uma análise mais apurada deve contemplar o número de alunos que uma escola possui, pois produzir um bom resultado com um universo de 30 a 60 alunos tem lá seus desafios, mas produzir para 200 a 300 alunos é muito mais desafiador.
Outro fator também chama atenção, em algumas escolas o ensino médio é seletivo, ou seja, só entram alunos que passam por um processo de seleção, é mais ou menos como uma “garimpagem” de bons alunos, forma-se a partir daí o que já foi batizado de “tropa de elite” que tem como finalidade dar um resultado de destaque para a escola.
É importante para os pais que na hora de escolher uma escola de ensino médio para seus filhos levem em consideração dois indicadores: o desempenho da escola comparando-a com escolas do mesmo porte e a taxa de permanência do aluno no ensino médio.
Uma escola que tem bons resultados no ENEM e seus alunos tem 80% de permanência em seu ensino médio, ou seja, fizeram a maior parte do ensino médio nessa escola, contribuiu muito para o resultado do aluno uma vez que sua preparação ocorreu quase que integralmente na instituição.
Em contrapartida, escolas com bom resultado mas que seus alunos tem uma baixa taxa de permanência no ensino médio podem  ser instituições que promovem a saída de alunos cujo rendimento não consideram “adequado” e a entrada de bons alunos no segundo e terceiro ano principalmente.

Resultado do Amazonas

De maneira geral o Amazonas tem motivos para se preocupar, tanto na rede estadual quanto na rede privada e, principalmente, na rede federal. Apesar de alguns avanços o quadro geral causa muita preocupação.

Em um comparativo do desempenho no ENEM de todas as redes estaduais do Brasil, o Amazonas fica em 22º Lugar. Vale ressaltar que em 2013 ficava em penúltimo, o que mostra uma evolução no quadro.
 Analisando os números percebe-se que a rede estadual amazonense teve um aumento em sua média de cerca de 14,52 pontos, o que foi superior ao aumento da média nacional das redes estaduais, que ficou em 8,6 pontos. Este aumento rendeu ao estado do Amazonas uma evolução em quatro posições comparando-se o resultado de 2013 e 2014. Contudo, o Amazonas ainda fica atrás de estados cuja realidade socioeconômica é semelhante ou até inferior: Roraima, Alagoas, Rondônia, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.


MÉDIA - REDE ESTADUAL - 2014


MÉDIA - REDE ESTADUAL -2013

Estado
Média


Estado
Média
1
São Paulo
505,60

1
São Paulo
498,21
2
Distrito Federal
502,72

2
Rio Grande do Sul
494,97
3
Rio Grande do Sul
499,87

3
Minas Gerais
490,20
4
Minas Gerais
496,84

4
Distrito Federal
488,99
5
Paraná
495,52

5
Rio de Janeiro
486,67
6
Santa Catarina
494,61

6
Paraná
484,54
7
Rio de Janeiro
492,60

7
Santa Catarina
483,32
8
Mato G. do Sul
488,89

8
Pernambuco
479,31
9
Pernambuco
484,16

9
Mato G. do Sul
475,91
10
Espírito Santo
482,92

10
Rondônia
473,51
11
Rondônia
479,17

11
Goiás
472,55
12
Goiás
478,88

12
Espírito Santo
471,44
13
Bahia
478,70

13
Bahia
470,39
14
Mato Grosso
475,21

14
Pará
463,03
15
Pará
471,13

15
Mato Grosso
460,77
16
Ceará
470,89

16
Paraíba
460,70
17
Paraíba
470,68

17
Ceará
459,99
18
Alagoas
468,17

18
R. G. do Norte
457,27
19
R. G. do Norte
468,12

19
Alagoas
456,04
20
Sergipe
467,48

20
Roraima
455,86
21
Roraima
466,37

21
Sergipe
454,73
22
Amazonas
465,58

22
Maranhão
453,52
23
Piauí
463,89

23
Piauí
452,58
24
Maranhão
462,22

24
Acre
452,37
25
Tocantins
461,31

25
Tocantins
451,78
26
Acre
461,21

26
Amazonas
451,06
27
Amapá
459,39

27
Amapá
446,46








Média Nacional
487,88


Média Nacional
479,28

       A rede privada também experimentou melhora saindo da 22ª para a 17ª posição, contudo, ainda fica atrás de estados como: Acre, Roraima e Piauí, estados onde a média de mensalidade praticada é inferior a do nosso estado.

MÉDIA - REDE PRIVADA - 2014


MÉDIA - REDE PRIVADA -2013

Estado
Média


Estado
Média
1
Minas Gerais
585,10

1
Minas Gerais
580,98
2
Santa Catarina
568,24

2
Rio Grande do Sul
565,95
3
Rio Grande do Sul
566,70

3
Espiríto Santo
563,57
4
Distrito Federal
566,57

4
São Paulo
563,48
5
São Paulo
566,34

5
Santa Catarina
563,44
6
Espiríto Santo
564,97

6
Distrito Federal
563,11
7
Paraná
559,90

7
Rio de Janeiro
557,81
8
Mato G. do Sul
559,29

8
Paraná
554,14
9
Rio de Janeiro
558,64

9
Bahia
548,18
10
Piauí
554,43

10
Tocantins
546,66
11
Tocantins
552,47

11
Mato G. do Sul
544,78
12
Bahia
550,84

12
Piauí
543,58
13
Goiás
549,34

13
Goiás
542,46
14
Roraima
547,39

14
Rondônia
539,13
15
Acre
546,68

15
Roraima
539,13
16
Ceará
545,03

16
Ceará
534,59
17
Amazonas
538,19

17
Acre
533,41
18
Rondônia
537,91

18
Mato Grosso
532,96
19
Mato Grosso
537,64

19
R. G. do Norte
528,98
20
Sergipe
536,18

20
Sergipe
527,83
21
R. G. do Norte
535,46

21
Paraíba
527,02
22
Pará
534,25

22
Amazonas
526,85
23
Pernambuco
534,22

23
Pernambuco
526,50
24
Paraíba
532,82

24
Pará
526,48
25
Maranhão
521,22

25
Maranhão
516,01
26
Amapá
518,72

26
Amapá
512,45
27
Alagoas
516,95

27
Alagoas
512,07








Média Nacional
557,95


Média Nacional
553,68

       A maior preocupação fica com a Rede Federal que pelo segundo ano consecutivo amarga o segundo pior desempenho no ENEM. Veja o quadro a seguir:


MÉDIA - REDE FEDERAL - 2014


MÉDIA - REDE FEDERAL - 2013

Estado
Média


Estado
Média
1
Espiríto Santo
611,45

1
Mato G. do Sul
632,25
2
Rio de Janeiro
606,32

2
Rio de Janeiro
611,72
3
Minas Gerais
602,04

3
São Paulo
603,28
4
Paraná
601,46

4
Minas Gerais
594,60
5
Mato G. do Sul
591,78

5
Paraná
592,82
6
São Paulo
578,20

6
Distrito Federal
567,27
7
Rio Grande do Sul
577,80

7
Rio Grande do Sul
566,11
8
R. G. do Norte
575,37

8
Ceará
564,93
9
Santa Catarina
573,74

9
R. G. do Norte
555,33
10
Distrito Federal
566,98

10
Bahia
552,47
11
Sergipe
565,91

11
Goiás
551,53
12
Goiás
558,42

12
Santa Catarina
548,10
13
Bahia
555,49

13
Sergipe
547,35
14
Pernambuco
554,35

14
Pará
543,98
15
Rondônia
550,31

15
Tocantins
543,95
16
Pará
549,52

16
Espiríto Santo
543,46
17
Tocantins
546,39

17
Pernambuco
539,52
18
Amapá
545,60

18
Mato Grosso
539,18
19
Mato Grosso
545,22

19
Rondônia
534,03
20
Paraíba
544,53

20
Paraíba
532,43
21
Ceará
543,95

21
Piauí
525,28
22
Piauí
540,80

22
Roraima
522,21
23
Alagoas
530,33

23
Alagoas
521,32
24
Maranhão
530,25

24
Maranhão
519,13
25
Roraima
523,31

25
Amapá
513,16
26
Amazonas
517,25

26
Amazonas
502,49
27
Acre
507,97

27
Acre
488,24








Média Nacional
568,03


Média Nacional
559,04

A Rede Federal amazonense é composta pelas instituições:
I-           Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Coari
II-        Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Labrea
III-     Colégio Militar de Manaus
IV-      Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus zona leste
V-         Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus-centro
VI-      Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus distrito industrial
VII-    Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Maués
VIII- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Parintins
IX-      Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus presidente Figueiredo
X-         Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus São Gabriel da Cachoeira
XI-      Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do amazonas - Campus Tabatinga

Os desafios do ENEM para as Redes de Ensino

O Exame Nacional do Ensino Médio baseia-se na avaliação de um conjunto de habilidades, mais precisamente 120, onde o aluno tem de responder 180 itens (questões objetivas) que avaliam cada uma dessas habilidades. Os itens partem de uma situação-problema, ou seja, de situações reais que correspondem a um contexto apresentado ao aluno, a partir do qual ele será avaliado se tem uma determinada habilidade, como: identificar, relacionar, comparar, compreender, analisar, inferir e avaliar.
O ENEM diferencia-se de uma prova de vestibular tradicional pelo fato de não valorizar somente a memorização do conteúdo, mas principalmente por explorar as habilidades que os alunos devem possuir ao final do ensino médio. Isto quer dizer que a avaliação se dá acerca do que os alunos conseguem fazer com o que aprenderam. Nesse sentido, valoriza-se a mobilização de conhecimento para uma finalidade específica.
Por todas essas especificidades o ENEM impõe aos sistemas de ensino privados e públicos grandes desafios, uma vez que no Brasil o ensino médio caracteriza-se fortemente pela centralidade apenas na transmissão de conteúdos, e menos no desenvolvimento de habilidades. Sendo assim, há um grande desafio conceitual e metodológico a ser vencido, cuja ação passa imprescindivelmente pela formação continuada de professores, técnicos e gestores, para um trabalho específico com foco em resultdos..